sábado, 28 de março de 2009

Hora do Planeta

A Hora do Planeta é uma campanha mundial realizada pela rede WWF que apóia o movimento contra o aquecimento global. Eles estão propondo que hoje, dia 28 de Março às 20:30 horas,os que aderirem à campanha apagem as luzes das suas salas por uma hora.

Alguns monumentos históricos também ficarão no escuro como o Merlion, em Cingapura, a Nova Torre Mundial Hong Kong, em Xangai, a Torre Eiffel, em Paris, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o prédio da Ópera, em Sydney, a Montanha da Mesa, na Cidade do Cabo, a Torre CN, em Toronto e o Grande Cassino MGM, em Las Vegas. Alguns "artistas" brasileiros apareceram em rede nacional divulgando a campanha.

Eu particularmente não vou apagar as luzes da minha sala às 20:30 horas, simplesmente por achar que um simples gesto não vai fazer com o os EUA, os maiores respónsáveis pela poluição do planeta vão poluir menos por causa de um simples apagão.

É um gesto simbólico, isto é claro. Mas que não contribui muito para sanar os problemas causados pelo efeito estufa. Concordo que devemos demonstrar nossa indignação, mas temo que tomar posições mais ativas.

Como por exemplo, deixar o carro na garagem e andar à pé quando se tratam de pequenas dstâncias, utilizar mais o tranporte coletivo, ou organizar rodízios. Por exemplo se o filho do seu vizinho e o seu filho estudam no mesmo colégio, façam um rodízio. Assim serão menos alguns gases poluindo a atmosfera terrestre.

Consumir menos e consequêntemente produzir menos lixo, dar preferência à empresas que tenham uma "consciência" ecológica. Usar lâmpadas fluorescentes. Tomar banho frio no calor, desperdiçar menos água lavando calçadas e carros com máquinas ou mangueiras. Vamos aderir ao baldinho!

Colaborar para a reciclagem do lixo fazendo a separação deste. Evitar o desperdício e a poluição dos nossos bens naturais. Alguém ai já ouviu falar do lixão do pacífico?

Muitos dos fenômenos atmosféricos que têm ocorrido são resultantes do efeito estufa. O simples ato de apagar luzes, pode sim dizer que você não está satisfeito com o que está sendo feito do seu planeta, mas o que nós estamos fazendo efetivamente para melhorar este quadro?

A resposta vem da consciência de cada um de nós e a responsabilidade perante ao futuro do planeta Terra também.

4 comentários:

  1. Obrigada por ter comentado no meu blog!
    E também acho que a consciência ambiental depende de cada um, não adianta um apagão..
    apesar disso, apaguei as luzes, mesmo que para mim não seja apenas uma vez..

    ResponderExcluir
  2. Olá, Pam!
    Muito legal o post.

    Foi uma boa iniciativa da WWF, e que bom que foi alcançado o objetivo mais um ano.

    Queiramos nós passar isto pra frente, a fim de, quem sabe, todos os anos... Os meses... As semanas... Os dias... Economizarmos um pouco mais e vivermos mais um pouco!

    Muito obrigada pelos comentários no meus post.

    Tenha um ótimo domingo!
    Muita luz (interior, tá? ;P).

    ResponderExcluir
  3. Importante isso aí viu, antes eu estava meio recanteado em relação a uma posição - pensava ser mais uma hipnótica propaganda da GLOBO, para mostrar seu poder de dominação - por isso não me dei ao luxo de pesquisar a respeito.
    Numa bela tarde - conto de fadas - olhando as homes de desenho animado, eu vi um vídeo mostrado o TRAILER e a história do projeto, acabei colocando no MSN, das 20:30 às 21:30, apaguem as luzes " o mundo é mais importante que ideologias", aaah valeu pelo comentário nos meus textos merrecas, até..

    ResponderExcluir
  4. Foi um ótima iniciativa! Eu fiz a minha parte!!! Creio que se todos fizéssemos um pouquinho que fosse o mundo estaria melhor! Ótimo Pam!

    ResponderExcluir