segunda-feira, 23 de março de 2009

A vida nos ensina...

Conhecemos muitas pessoas durante nossas vidas, algumas nos deixam boas lembranças, algumas se tornam importantes, outras não nos deixam lembranças tão boas assim, algumas queremos esquecer e ainda existem as pessoas que nem nos lembramos mais.

A vida vai nos deixando marcas, que as vezes voltam, as vezes se tornam menos visíveis, mas que nunca desaparecem e um belo dia você se dá conta de que aquela marca ainda está ali, adormecida, mas que ela ainda faz parte da sua vida e que talvez pode ser até que não esteja totalmente curada.

Algumas pessoas que, por mais que tentamos, não conseguimos esquecer pela dimensão dos danos que elas nos causaram. Algumas feridas que nunca fecham, estão sempre ali, latejando.

Será que um dia isso acaba? Acredito que sim. Mas acima de tudo temos que aprender a levar as coisas pra frente, olhar pro futuro e tentar fazer com que ele seja diferente.

Deixar o passado em um lugar não muito acessível, para que você não fique preso a ele, como uma carga indesejada, um reflexo nos seus atos no presente.

Não é muito fácil conseguir deixar certas coisas de lado, até porque existem coisas que nunca vamos esquecer, nunca!

Mas podemos conviver com elas de maneira que elas não nos afetem mais. É certo que seremos mais cautelosos e menos espontâneos. E talvez até por causa dessa defesa toda acabamos perdendo pessoas e momentos especiais. Talvez por não acreditar mais que, derepente pode ser diferente. Por não acreditar que podemos ser felizes sem mágoas desta vez...

Então como saber a dose certa dessa defesa? Não sei, infelizmente ainda não descobri...

Coisas remendadas não me servem, coisas quebradas sempre apresentam marcas que nunca desaparecem.

É muito difícil saber qual é a hora certa de se deixar levar e qual o momento de pisar no freio antes de quebrar a cara na próxima esquina. Mas também se tudo fosse assim tão previsível não teria graça nenhuma se aventurar a viver.

Existem certas coisas que vão se tornando decisivas, momentos que nos marcam mais e escolham que mudam nossa vida, pra sempre... e sem volta. E quando você pára e presta atenção, a verdade é que você não queria nada daquilo, não era o que você tinha planejado pra sua vida, mas no final foi o que realmente valeu a pena.

E ai você descobre que você pode planejar seu futuro, mas não pode desenhá-lo como etapas perfeitas de um jogo pré-desenvolvido para aquele final específico, senão seria muito óbvio, não acha? E o óbvio não é tão interessante.

No fim o que realmente importa é como você se sente. Se está feliz ou não tão realizado e procurar as razões.

Não é fácil, mas coisas mal resolvidas ou não encaradas, nos amarram em nós mesmos e acabamos criando um inimigo que dificilmente conseguimos derrotar: nossa consciência, ou nosso sub-consciente.

Bloqueamos coisas boas e enxergamos parcialmente certos fatos. É difícil quebrar certos bloqueios, muitas vezes é difícil até mesmo identificá-los até que um belo dia acontece uma coisa X e você diz: "eu sabia que era por causa daquilo".

É por isso que há um provérbio que diz que "Quem bate num instante esquece, porém quem apanha, pode jamais esquecer". Mas tem que aprender a aceitar e conviver, afinal, passado é passado. E a dor já passou, sobraram apenas as cicatrizes e estas sim vamos levar pra sempre.

A vida nos ensina sempre, por mais que alguns momentos pareçam não ter sentido, depois percebemos o quanto eles foram importantes e talvez até decisivos.

Já chorei, por quem não merecia minhas lágrimas, me importei com pessoas que nem sequer mereciam minha atenção, quebrei a cara várias vezes em muitas esquinas da vida, fiz coisas que disse que nunca iria fazer.

Já disse coisas que me arrependi de dizer e já deixei de dizer muitas outras que gostaria muito de ter dito.

Já sofri por coisas que não dependiam de mim. Tentei mudar situações imutáveis. Fui honesta e fiel a quem não me correspondeu a altura. Já tentei fugir de situações nas quais eu poderia me ferir e acabei me ferindo ainda mais.

Já tentei esquecer um amor arrumando outro e descobri que não funciona assim, tentei ser mais feliz feliz sozinha e percebi que também não é essa a melhor opção.

Entendi que não podemos controlar os sentimentos dos outros em relação a nós, por mais que gostemos muito dessa outra pessoa.

Aprendi que é importante aceitarmos as derrotas, mas isso não quer dizer que não devemos lutar.

Chorei, sofri. Cai e me levantei e escolhi sorrir, sempre. Mesmo que as coisas da vida não me pareça assim tão colorida, mesmo que não seja nada daquilo que eu queria pra mim.

Nada pertence ao acaso. Tudo o que acontece serve para nos acrescentar algo, para fazer com que cresçamos.

E crescer dói, às vezes mais até do que achamos que podemos suportar.

Só que depois olhamos para trás e sentimos que valeu a pena. Mesmo com muitas coisas que aconteceram, eu não mudaria nada na minha vida, mesmo se eu pudesse, porque olhando para o hoje e para as pessoas que eu escolhi para serem importantes, eu não me arrependo em nenhum instante de ter sofrido e lutado por elas.

2 comentários:

  1. Nossa, que inspiração hein... Adorei o seu blog tb!!! Bjos Pam! Saudades! Vou tentar achar o seu poema sobre a borboleta!!!

    ResponderExcluir
  2. Retribuindo a visita Pam Pam...
    nossa nossa... vc Tbm Deve Ser umas das mentes Brilhantes nesse mundo de loucos heim!!!
    parabéns.. e se sinta em casa!
    hahah!!!

    ResponderExcluir